Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Os quatros segredos do avivamento.



`´Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. Habacuque 3.2                                                                                                                                      
Neste texto bíblico,encontramos os quatro segredos de um avivamento. Cada avivamento que o povo de Deus tem experimentado através da história, é Deus ouvindo a oração do seu povo.

A palavra de Deus é fonte geradora de avivamento. O temor do Senhor gerado no coração das pessoas pela palavra de Deus, provoca o inicio de um avivamento. E, o avivamento é sempre uma obra da misericórdia de Deus. Portanto, oração, palavra, temor de Deus, e misericórdia Divina, são os quatro segredos do avivamento.
1- “Oração do profeta Habacuque”
1.1- O primeiro segredo do avivamento é sempre a oração (2 Cr.7.14).
1.2- Os grandes avivamentos descritos na Bíblia e documentados através da história cristã, começaram sempre pela oração.
1.3- O primeiro avivamento registrado após a queda do homem, se deu quando um descendente de Adão, chamado Enos, começou a invocar o Nome do Senhor (Gn.4.26).
1.4- O avivamento no monte Carmelo, só se deu após o profeta Elias orar ao Senhor (1 Rs.18.30-39).
1.5- O maior avivamento da história se deu no Dia de Pentecostes, após intensa campanha de oração (At.1.14 e 2.1-4). Portanto, a oração é o primeiro grande segredo para o avivamento.

2- “Ouvi, Senhor, a tua palavra”
2.1- O segundo segredo do avivamento é a palavra do Senhor (Hb.3.2).
2.2- Não pode existir avivamento genuíno e duradouro, se este não for originado pela palavra de Deus (At.19.20)
2.3- O avivamento de Judá nos dias do rei Josias, só se deu depois que o sacerdote Hilquias anunciou: “Achei o Livro da Lei na Casa do Senhor”.
2.4- O avivamento nos dias de Esdras e Neemias se deu através da leitura expositiva da palavra do Senhor (Nee.8.1-12).
2.5- Os grandes avivamentos registrados nos Atos dos Apóstolos e através da história Cristã, sempre se deu através do poder da palavra de Deus (At.6.7; 12.24 e 19.20).



3- “ e temi”   ( O TEMOR)
3.1- O temor do Senhor provocado no coração das pessoas pela pregação da palavra do Senhor, é a porta de entrada para o avivamento individual e coletivo (SL.119.25).
3.2- O temor do Senhor que veio sobre os ninivitas , levando eles ao arrependimento no pó e na cinza, se deu após eles terem ouvido a pregação do profeta Jonas (Jn.3.1-10).
3.4- O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência (Jó.28.28). Ter um coração sábio e apartar-se do mal, são sinais claros de um avivamento pessoal.

4- “na ira lembra-te da misericórdia”
4.1- A misericórdia de Deus é o quarto segredo de um avivamento (Lm.3.22).
4.2-
Todo avivamento ocorrido através da história é obra da misericórdia divina. Em 2 Cr.30.9, o próprio rei Ezequias reconheceu isso, dizendo: “Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos e tornarão a esta terra; porque o Senhor, vosso Deus, é piedoso e misericordioso e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a Ele”.
4.3- O próprio avivamento em Nínive, foi uma obra da misericórdia e compaixão divina (Jn.3.10 e 4.10-11).
4.4- Avivamento, é o transbordar da misericórdia divina sobre nossas vidas, pois, o avivamento sempre acontece, quando o povo está na sua pior condição espiritual (Lm.5.21).

CONCLUSÃO: “Um avivamento da religião, consiste em nova vida espiritual transmitida aos mortos e de nova saúde espiritual transmitida aos vivos”.


FIQUE NA  PAZ

Tags: Esboços de Mensagens, Pregações Evangélicas,
Esboços para Pregação, Esboços para pregadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário