Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ressuscitar sonhos projeto de Deus.



``Teve JOSÉ um sonho, e o retaou a seus irmão; por isso o odiaram ainda mais. Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive..Gênesis cp-37.05 e 6

Introdução: Jacó tinha 12 filhos. José era diferente por ser o mais chegado ao pai,
ter boa índole e experiência pessoal com Deus.

1- Os sonhos de José.
Eram revelações e promessas de Deus para sua vida e para o benefício de muitos.
Os jovens tem muitos "sonhos": projetos para a vida, a profissão, o casamento, a família,....Deus tem planos para cada um de nós.
A realidade de José era bem diferente dos seus sonhos, mas ele continuava
fiel ao Senhor.



2- As tribulações de José.
O contraste entre o plano de Deus e a realidade aparente. A história de José parecia tomar um   rumo oposto aos seus sonhos. Suas experiências foram: o poço, a escravidão, a acusação de adultério e a prisão.
A situação de José parecia piorar cada vez mais. Entretanto, cada tribulação fazia com que  ele chegasse mais perto do propósito final: o palácio de Faraó.
Muitas vezes Deus não nos fala diretamente, mas nos conduz através das circunstâncias.
3- A fidelidade de José. `` José demonstrou compromisso pessoal com Deus.  Estando longe da sua terra e da sua família, José não tinha quem o vigiasse no que se refere  ao seu comportamento, mas ele continuava fiel, pois tinha uma experiência pessoal com Deus.

IMAGINE Um servo de Deus servindo a um ímpio.
Isto  pode  parecer inaceitável, contrário à expectativa e ao conceito de prosperidade,   mas José não reclamou. No futuro tudo seria corrigido pois ele se tornaria governador. Ele poderia viver revoltado e fazer as coisas de qualquer maneira, mas trabalhava com excelência
(``
Quantos a vós outros, servos, obedecei a vosso senhores segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a CRISTO, não servondo á vista, coomo a homens, mas como servos de CRISTO, fazendo de coração a vontade de DEUS... servindo de boa vontade, como ao SENHOR, e não e não como a homens..certos de que cada um, se fizer alguma  coisa boa, receberá isso outra vez do SENHOR, quer seja servo, quer livre.  Ef.6.5-8).
 O servo de Deus precisa fazer o melhor onde quer que esteja: na escola, no trabalho, em casa, Na IGREJA..etc.
Quem é fiel no pouco será fiel no muito (Lc.16.10).

4- José foi um escravo próspero.
Isto não combina com alguns conceitos de prosperidade. Ser próspero é ser bem sucedido,  mesmo que não sejamos ricos. José seria também um prisioneiro próspero e exemplar.

5- José resistiu à tentação.
O pecado poderia colocar tudo a perder. José poderia morrer antes de chegar ao governo.  Mas isto não aconteceu., Porque? Porque Ele resistiu. Sendo homem, fugiu de uma mulher.    Isto é contrário à mentalidade mundana. Hoje, sua masculinidade seria questionada. José foi fiel a Deus.

6- José sofreu uma injustiça.
Ele foi
acusado de adultério e Deus não interferiu para impedir sua prisão injusta.
É provável que ele tenha orado, mas Deus não respondeu. Por quê? A prisão fazia parte  do caminho para o palácio.

7- Deus estava com ele.  ``Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó JACÓ, e que te formou, ó ISRAEL: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu... Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.. Porque eu sou teu DEUS....(Isaias cap- 43 vc- 01 – 02 3b)
Este foi o segredo da vitória de José. Caminhando com Deus, José chegou ao palácio do Egito ..........Precisamos andar com Deus para alcançarmos vitória.
Entre a promessa e a conquista existe tribulação e tentação. Isso esteve presente também   Na   história de Israel entre a promessa da terra e a conquista da terra.
As tribulações Insistem  nos fazer enfraquecer diante da tentação, mas José não se deixou levar por isso.
Ele não se contaminou (com a mulher de Potifar). Muitas são as tentações sobre a vida do jovem  José
Mas ele foi fiel...Em todo lugar e em toda situação. O cristão deve ser exemplar, mesmo que seja na prisão ou no trabalho ou "no fundo do poço".

4- A vitória de José.

Finalmente, José chegou ao governo do Egito. Caminho difícil, destino glorioso. O cristão terá
SEJA FIEL, e os Sonhos serão ressucitados...

Fique na paz.

Tags: Esboços de Mensagens, Pregações Evangélicas,
Esboços para Pregação, Esboços para pregadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário