Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2016

Para Alegrarmos o coração.


E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou.

E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. 9  E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.   Gênesis 4.1-16
Assassinato na família modelo".
"Irmão mata irmão".     Essa história tem muito a nos ensinar.
1. PARA ALEGRARMOS O CORAÇÃO DE DEUS PRECISAMOS LHE OFERECEMOS O MELHOR
Os dois filhos resolvem ofertar a Deus. Não foi um sacrifício pedido por Deus. Foi uma atitude voluntária. Não foi um sacrifício para remissão dos pecados. O que está implícito aqui é o sentimento de gratidão.

"A idéia de ofertar algo a Deus já estava na mente humana. Pensemos nisso, porque hoje em dia pensamos em culto como receber algo de Deus. No AT, o culto é dar algo a Deus: "ninguém apareça perante mim de mãos vazias". Com que coração adoramos a Deus? Por vezes nos preocupamos muito com a forma do culto e nos esquecemos da integridade espiritual que ele deve manifestar".
A pergunta que passa pela nossa mente ao lermos este texto é a seginte: Por que será que Deus rejeitou a oferta de Caim e aceitou a de Abel?
Salada X picanha? "Abel é aceito por Deus porque traz o melhor para Deus. Ele considerava Deus uma pessoa muito especial. Ele achava que, por ser uma pessoa especial, Deus não merecia qualquer coisa.Ele traz pra Deus o melhor do melhor.
Assim como damos um presente para alguém especial. Não é algo corriqueiro e comum. Enquanto isso, Caim traz como oferta, o simples fruto da terra. Para ele, Deus não merece uma atenção especial. Ele, por sua vez, não revela uma relação de gratidão a Deus, que é o início do seu problema espiritual. A diferença da verdadeira e da falsa conversão . A conversão  verdadeira se fundamenta na gratidão a Deus. É um reconhecimento, um retorno ao próprio Deus".
O leproso samaritano retornou para agradecer a Jesus. Esse é o princípio da gratidão. Para Caim, Deus é uma pessoa simplesmente comum e normal. Qualquer pessoa que considere Deus uma pessoa comum e normal, que não é digno de nada especial, está caminhando nos passos de Caim."
Uma chave valiosa é encontrada na menção de primogênitos na oferta de Abel. O termo "primícias" é usado correspondentemente em relação a produtos da terra, no VT. Da mesma forma como os primogênitos eram os mais preciosos entre os animais, as "primícias" o eram entre os cereais. A ausência desse termo correspondente em referência a Caim é obvia.... em contraste com o melhor que Abel havia trazido, Caim simplesmente trouxe a Deus algo. Não que fosse da pior qualidade; não era o melhor do que ele tinha.
Deus vê o coração. Não vê apenas a aparência. Não vê apenas a oferta. O que é dar a Deus o que temos de melhor? O que é dar a Deus o melhor daquilo que somos? Será que é trazer uma grande oferta? O que é uma grande oferta?  Para Jesus, a oferta da viúva pobre foi maior do que todas as demais ofertas, porque ela não deu a Deus aquilo que sobrava. Ela deu, simplesmente, tudo. Deus tem recebido o nosso melhor? O melhor é o "primogênito", é representado pelas "primícias", é o primeiro fruto.
O melhor é fruto de um coração sincero diante de Deus. Entretanto, diante de Deus não basta a nossa sinceridade e as nossas boas intenções, pois, o melhor também é fruto das nossas prioridades.  Se Deus é o primeiro, se Ele ocupa o primeiro e mais importante lugar no coração, Ele merece o melhor.  Assim sendo, vale a pena perguntar a nós mesmos:  Estamos oferecendo a Deus o melhor do nosso sustento? O dízimo, por exemplo, é separado como primícias do Senhor?
Estamos oferecendo a Deus o melhor da nossa agenda, do nosso tempo? Estamos oferecendo a Deus o melhor dos nossos dons e talentos que Ele nos concedeu? Estamos oferecendo a Deus o melhor da nossa devoção? Diariamente, você tem tido um tempo de qualidade com Deus? Você ora porque se comprometeu a orar ou por que você deseja ter intimidade com Deus? Você lê a Bíblia por obrigação ou por que deseja ouvir a voz de Deus mostrando o caminho que você deve seguir?
Estamos oferecendo a Deus o melhor culto que podemos oferecer? A reverência durante o culto. De acordo com Hebreus 11.4, Abel ofereceu a Deus uma oferta melhor do que Caim por causa da sua fé. Assim, aprendemos que...É pela fé que oferecemos a Deus o melhor e não como fazia o povo na época de Malaquias: oferecia animais aleijados, mancos e doentes. Entregar uma oferta quando não faz a menor falta é uma coisa. Entregar uma oferta crendo que não vai fazer falta porque Deus suprirá, é outra coisa.
É pela fé que oferecemos a Deus as primícias, não o resto, não as sobras.  É pela fé que separamos primeiramente aquilo que é do Senhor.  Quando entregamos as sobras, não exercitamos a nossa fé. Quando separamos as primícias, então exercitamos a fé e experimentamos Deus de uma maneira muito mais intensa em nossa vida. A viúva pobre deu muito mais do que eu e você juntos damos todos os meses ao Senhor. Ela deu tudo o que tinha. Ela deu pela fé que Deus supriria as suas necessidades.
V. 4-5 - "O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta".  Antes da oferta vem a pessoa. Deus não está preocupado apenas com a oferta, mas com o ofertante também. Deus aceitou um ofertante e sua oferta. Deus rejeitou o outro ofertante e sua oferta. Não apenas a oferta foi rejeitada, mas a vida de quem a entregou também.                                                                                                A nossa vida tem sido aceita ou rejeitada por Deus?                                                   V. 4 - "Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho"
1 Samuel 15.22 - "Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros".
Caim deveria dominar seu pecado (a inveja e a mágoa) e não o pecado dominá-lo. Mas não dominou. A fera o alcançou. E acabou por destruí-lo. O pecado arruína a vida do praticante.  Cultivar sentimentos negativos é um perigo muito grande. Caim deixou raízes do mal em seu coração . 1João 3.15 - a amargura se transforma em ódio e o ódio é um sentimento que transforma a pessoa em homicida".
A primeira queda de Caim ocorreu no seu semblante. Já não era o mesmo.
"fechou a cara".
"O seu rosto se transtorna. Ele fica abalado emocionalmente. Pessoas com grande variação emocional, com atitudes dirigidas pela ira, pela raiva, têm grandes problemas espirituais.
A vida de Abel ainda está falando.
Abel se tornou um referencial de alguém que agradou a Deus com a sua oferta, alguém que confiou plenamente no Senhor. Deus quer usar a sua vida para influenciar a sua geração e as gerações futuras; para influenciar outros a confiarem nele, para influenciar outros a se dedicarem a Deus de tal forma que alegre o seu coração.
De Caim aprendemos que as grandes coisas sempre começam pequenas. O nosso leve afastamento de Deus hoje poderá fazer um tremendo estrago amanhã.
FIQUE NA PAZ. 

Tags: Esboços de Mensagens, Pregações Evangélicas,
Esboços para Pregação, Esboços para pregadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário